Historial

            




A Sociedade Filarmónica Euterpe Meiaviense, com sede na Rua Professor Matos Branco, nº 52, em Meia Via, Torres Novas, foi fundada em 19 de Março de 1896 e, reconhecida como instituição de Utilidade Pública, pelo 1º Ministro, conforme publicação, em Diário da República, nº 177, II Série, de 30 de Julho de 1993.
Paralelamente à música, outras atividades se têm desenvolvido na SFEM., tendo o teatro, tanto pela sua tradição, como pela influência transmitida às gerações vindouras, tido um significado especial. Foram levadas à cena peças de renome como «Promessa» de Bernardo Santareno, «O Duelo» igualmente de Bernardo Santareno, «Desculpa ó Caetano» de José Pedro Diniz, «Casa de Bernarda Alba» de Garcia Lorca, «O Tartufo» de Moliére, «O Quiosque» de Fernando Gomes, «A Estalajadeira» de Carlo Goldoni e«O Despertar da Primavera» de Frank Wedekind
Sem pretender fazer uma retrospetiva histórica, do processo evolutivo da Banda, podemos afirmar que, as atividades desenvolvidas atualmente, incluindo a Escola de Música e o Coro são fruto de anos de trabalho contínuo, Será justo fazer referência a Armindo Pereira da Silva, que exerceu as funções de formador e regente, sendo louvável a sua persistência e empenho, reconhecidas pelo estatuto de sócio benemérito nº 1,que lhe foi atribuído em Assembleia Geral.
A Filarmónica de Meia Via não é um mero grupo de músicos, é um património cultural vivo do Concelho de Torres Novas. Terá por isso de ser preservado, não só por entidades particulares, mas também e, sobretudo, por instituições oficiais.
São dignos de registo, os concertos realizados por intercâmbio cultural, em Vila de Carvalho, Covilhã, Miranda do Douro, Ovar e Campo (Caldas da Rainha), Sesimbra e Louriçal do Campo. É igualmente digno de registo, a participação da SFEM, em representação do concelho de Torres Novas, nas comemorações dos 850 anos do tratado de Zamora, em Espanha, no ano de1993.
Em 1996, foi comemorado o 1º centenário da nossa banda, tendo o concerto de aniversário sido marcado pela homenagem e despedida do maestro Armindo Pereira que dirigiu a banda durante 20 anos.
Em de Abril de 1996, o músico Edgar Nogueira (Sargento músico – tuba – na Banda da Armada), assumiu a regência da Banda, onde permaneceu até ao ano 2002.
Ainda em 1996 e integrado no 1º Centenário da SFEM, teve lugar o INATEATREL I – 1º Encontro de Teatro Amador do distrito de Santarém, que se realizou em Meia Via, com dez grupos de teatro de todo o distrito, durante dois dias seguidos.
A 22 de Fevereiro de 1997, a SFEM, em cerimónia presidida pelo Sr. Ministro da Cultura Manuel Maria Carrilho, recebe a medalha de mérito cultural da República Portuguesa (única Sociedade. Filarmónica com esta distinção, no distrito de Santarém).
 A 3 de Outubro de 1998, a banda, conjuntamente com o “Choral PHYDÉLLIUS”, procederam a uma receção musical, ao “comboio da Liberdade”, onde viajava o Presidente da República e outras individualidades oficiais, na estação da C.P de Riachos com uma peça de “Canto do Livre” de Lopes Graça.


São ainda relevantes os seguintes convívios ou encontros:
  •  2º Festival de Bandas Europeu da Cidade de Génova, em Itália, em 1997.
  • XVII convívio de Bandas de Tomar, em 6 e 7 de Setembro de 1997
  • XIV encontro da Amadora, em 20 de Setembro de 1998
  • Em 28 de Setembro de 1998 no encontro do concelho de Torres Novas
  • Em 20 de Dezembro de 1998 intercâmbio com a Banda Municipal de Odemira.
  • Em 16 de Maio de 1999, no encontro de Bandas da Parede no seu 100º Aniversário.
  • Em 05 de Junho de 1999, no 1º encontro de Bandas da Golegã.
  • De 04 a 09 de Agosto de 1999 em Machico “Ilha da Madeira” intercâmbio com Banda de Machico e participação na 14ª Semana Gastronómica a convite da Câmara Municipal de Machico.
  • Em 14 de Maio de 2000 encontro de Bandas em Samora Correia.
  • Em 15 de Abril de 2001 encontro de Bandas em Paul – Covilhã.
  • Em 06 de Maio de 2001 encontro de Bandas em Azinhaga – Golegã
  • Participação no Festival Internacional de Bandas Civis de VALÊNCIA, em Espanha, em Junho de 2002, a convite do Instituto Musical da Região de Valência.
  • Em Agosto de 2006, a convite do Município de Calheta, ilha de S.Jorge, e banda de S.Roque, da ilha do Pico, Açores, a SFEM participa nos festejos “Cais de Agosto”.
  • Encontro de bandas, em Vila Real de S. António, nos dias 24 e 25 de Maio de 2008
  • Encontro de coros de Tortosendo em 9 de Outubro de 2011
  • Intercâmbio com a Banda Sociedade Filarmónica Artística Estremocense a 3 de Setembro de 2011
                 

        Atualmente, a direção técnica da Banda está a cargo do maestro António Dias.
        A Escola de Música é assegurada nos metais pelo maestro António Dias, nas madeiras pelos professores Ricardo Gama e Patricia Oliveira e na percussão pelo professor Guilherme Oliveira.

Vem celebrar a liberdade connosco! Junte-se à Sociedade Filarmónica Euterpe Meiaviense e ao Clube Desportivo Operário Meiaviense no nosso ...